Fundado por um grupo de empresários de Curitiba em 1936, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná, entidade sindical de 1º grau, é o segundo sindicato mais antigo do Brasil. É filiado à Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR) e tem como objetivo representar e defender os interesses do setor, promovendo o associativismo, seja para farmácias e drogarias como para farmácias de manipulação.

Atua, além de Curitiba, em mais 273 municípios do Estado, unindo forças com os demais sindicatos do segmento nas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel, Santo Antônio da Platina, Paranaguá e Cornélio Procópio, contribuindo ativamente para o desenvolvimento econômico e social.

Entre os serviços e benefícios aos associados, o Sindifarma-PR oferece ampla assessoria jurídica em âmbito coletivo e individual, representação em negociações coletivas, apoio no estudo e solução de problemas que se relacionam com a categoria, acompanhamento e esclarecimentos sobre leis, projetos de lei, iniciativas nas esferas municipal, estadual e federal, atuando, ainda, como porta-voz de reivindicações junto às secretarias de Saúde e Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR).

Às farmácias e drogarias filiadas garante também convênios. Entre eles, com instituição de ensino superior, propiciando taxas especiais e significativos descontos nas mensalidades.

Parcerias na realização e participação em cursos e na utilização dos serviços ofertados pelo Sistema Fecomércio, em especial o Sesc PR e o Senac PR, são outras conquistas do Sindifarma PR.

A sede própria em Curitiba funciona, desde 1993, na Rua Vicente Machado, 320, 1º andar, conjuntos 101 e 102.