O Sindusfarma acaba de lançar o boletim Dinâmica de Mercado, elaborado pela área de inteligência de mercado da entidade (Grupemef). O boletim oferece métrica inédita de desempenho do mercado farmacêutico. A apresentação oficial foi feita no dia 11 de maio, durante o Fórum de Marketing.

“Este boletim dará uma visão clara do posicionamento das empresas no mercado, a ferramenta ajuda no crescimento e desenvolvimento da indústria farmacêutica, sem concorrer com qualquer provedor de informações da indústria farmacêutica”, disse o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.

Até o momento 36 empresas aderiram ao projeto, o que dá uma amostragem de 54% do mercado farmacêutico.

“O boletim fornece uma métrica inédita, pois compila os dados de vendas direto da porta das fábricas para os canais de distribuição, as auditorias que já são realizadas analisam os dados de vendas a partir dos canais de distribuição”, disse o consultor do Sindusfarma, Andreas Strakos.

“Outra novidade da ferramenta é que com esta métrica conseguimos analisar se há acúmulo de estoque no canal de distribuição, além de medir os níveis reais de desconto da indústria”, disse Andreas.

Imagem

O Fórum de Marketing também contou com apresentações da consultoria Ipsos, que detalhou estudo sobre a imagem dos laboratórios junto à classe médica. Cassio Damacena e Fabrizio Rodrigues Maciel, respectivamente Account Director e Head of Healthcare Brazil da Ipsos, apresentaram um resumo da pesquisa.

Marcos Calliari, coordenador da Ipsos, falou sobre as novas tendências do comportamento do consumidor final e disse que a população está mais cautelosa nos hábitos de consumo por causa do desemprego. Ele ponderou que apesar das contratações com registro em carteira terem apresentado melhora em março, o índice fechou o primeiro trimestre em déficit.

Fonte – Sindusfarma

Compartilhe esta matéria