A Resolução Estadual nº 473/2016, que estabelece a norma técnica referente às condições físicas, técnicas e sanitárias para guarda, comercialização e administração de vacinas em estabelecimentos farmacêuticos privados no Estado do Paraná, vai ser tema de palestra no próximo dia 31 de julho, às 14h, no Sesc da Esquina, em Curitiba. O evento, que terá a participação do Sindifarma-PR e está aberto a todos os associados, faz parte da 2ª Semana da Vigilância Sanitária – Saúde e Cidadania, comemorativa ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, 5 de agosto.

Em 2015, a Lei 13.098 estabeleceu que a data seja marcada por atividades que promovam a conscientização da população, proporcionando esclarecimentos sobre temas relacionados à Vigilância Sanitária para estudantes, profissionais de saúde e demais cidadãos. A norma também prevê que essas ações devem envolver o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema de Vigilância Sanitária, em todas as esferas de governo, além de estabelecimentos de ensino. O dia escolhido se dá em razão da data de nascimento de Oswaldo Cruz, o maior nome da Vigilância Sanitária no Brasil.

De acordo com o diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, a palestra do dia 31 é educativa, com o objetivo de aproximar, contribuir e promover a construção de uma nova consciência sanitária para a população e o setor regulado no que se refere ao tema abordado.

“Convidamos os nossos associados e destacamos que é importante a participação de todos”, afirma o presidente do Sindifarma-PR, farmacêutico Edenir Zandoná Júnior.