Segundo sindicato mais antigo do Brasil, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Paraná comemorou, no dia 30 de setembro, oito décadas de fundação.

A data foi marcada por solenidade no auditório do Senac, em Curitiba, com a presença de empresários, autoridades e representantes do segmento em todo o país, entre eles Pedro Zidoi Sdoia, presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma) e Renato Tamarozzi, presidente executivo da entidade.

Também prestigiaram o evento o secretário municipal de Saúde de Curitiba, César Monte Serrat Titton; o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana, que representou o secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana.

O Sindifarma – PR foi fundado em 1936 por um grupo de empresários de Curitiba. Hoje, compõem a sua base territorial 273 municípios, além da capital.Ao longo destes anos, na defesa dos interesses do setor e promoção do associativismo, seja para farmácias e drogarias como para farmácias de manipulação, foram muitas as conquistas.

Ao falar aos presentes, o presidente do sindicato, o farmacêutico Edenir ZandonáJúnior, citou dois importantes exemplos, que fora resultado de muita persistência, trazendo grandes benefícios para a categoria: a redução de 18 % para 12 % do ICMS sobre os medicamentos no Paranáe o desconto no cálculo da substituição tributária, atualmente estabelecido em 10 % para os remédios de marca; 30 % para os genéricos e 25 % , aos similares.

Ele destacou, ainda, o constante acompanhamento de iniciativas em todas as esferas, como audiências públicas do município, Estado e do país e lembrou que todas as informações, notícias diárias e os avanços obtidos podem ser acompanhados pelo site do sindicato.

Após comentar sobre a luta para que os estabelecimentos sejam mantidos abertos em função da difícil situação econômica do país, além da fiscalização de inúmeros órgãos, Zandoná classificou os empresários do setor como guerreiros.“O que nos fortalece é trabalhar em um segmento gratificante, que beneficia pessoas”, concluiu, informando sobre homenagem que seria prestada a alguns destes empresários, para demonstrar a importância que todos os associados têm para o Sindifarma – PR.

Foram agraciados Jobel Rodrigues de Lima Júnior, da rede de farmácias Hiperfarma; Sérgio Silva de Souza, Farmácias Unipreço; Manoel Pavesi Esteves, Farmácias Morifarma; Derli Antonio Brambilla, Drogarias Bigfarma; Antônio de Oliveira Neto, da rede de farmácias Farmatotal; Cleber Gessi, da Farmácias Fortefarma; João Carlos Glapinski, da Rede de farmácias Fleming; Luiz Manoel de Oliveira Martins, da Farmácias Trajano; e Eduardo Fernandes Toshi, da Maxifarma.

Pela contribuição ao setor farmacêutico ao longo da história do Sindifarma – PR, também foram homenageados Pedro Sdoia, Renato Tamarozzi e Darci Piana.Presidente da ABCFarma, Sdoia afirmou que o Paraná é o esteio da democracia no país e desejou que o sindicato continue sua caminhada de sucesso.

Piana, presidente da Fecomércio, lembrou das dificuldades que os dirigentes da entidade enfrentaram nestas oito décadas e destacou a persistência de todos na defesa do sistema farmacêutico. Em nome da federação, parabenizou o presidente e diretoria atuais pelo trabalho que vêm realizando e citou a parceria através de diversos cursos de aperfeiçoamento.

Para o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana, o Sindifarma-PR sempre foi uma referência. De acordo com ele, as farmácias têm uma relação muito importante com a secretaria, pois comercializam um bem a todos, promovendo a saúde.

César Titton, secretário municipal de Saúde de Curitiba, afirmou que é uma honra, em nome do prefeito Gustavo Fruet, manter a parceria com o sindicato que representa o segmento do comércio farmacêutico. A solenidade foi seguida de jantar comemorativo.

No mesmo dia, à tarde, o Sindifarma – PR sediou em sua sede, no centro de Curitiba, reunião de diretoria da ABCFarma, quando importantes questões foram tratadas e conquistas para o setor informadas aos presentes.

Abaixo, veja as fotos

foto-ivo-lima-221  foto-ivo-lima-222