Será nesta quarta-feira (30) o Dia do Desafio, promovido pelo Sesc Paraná com o objetivo de combater o sedentarismo e conscientizar a população da importância do exercício regular em benefício da saúde. O evento, que tem o apoio do Sindifarma-PR, é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em 2017, com a mobilização de prefeituras e diversas instituições, participaram 335 municípios paranaenses, atingindo 4,1 milhões de pessoas.

As atividades estão programadas para todas as unidades do Sesc no Estado, em empresas do comércio e em espaços públicos. Em Curitiba, iniciam no Sesc da Esquina, às 8h30, e se estendem, na sequência, até o fim da tarde na Praça Oswaldo Cruz, em parceria com a prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Antônio Trautwein, a meta é chegar a um milhão de participantes na capital. Ele ressalta que a data conscientiza sobre a prática de atividades físicas e contribui gradativamente para o combate ao sedentarismo.

Durante todo o dia, as pessoas serão convidadas a praticar qualquer atividade física por no mínimo 15 minutos e, após,  registrar sua participação no site do Sesc, no link www.sescpr.com.br/ddd. O registro poderá ser feito até as 21h.

O evento é desenvolvido em todo o continente americano, através de uma competição amigável entre duas cidades do mesmo porte. Curitiba competirá com o município de São Gonçalo, do Rio de Janeiro. Os sorteios das cidades de confronto eram realizados anualmente, mas, a partir de 2018, ocorrerão a cada três anos. Durante este período, elas continuarão competindo entre si.

Também neste ano, em abril, foi sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, a Lei 13.645, que institui o Dia Nacional do Desafio, a ser comemorado na última quarta-feira de maio de todos os anos, mesma data em que foi realizado nas demais edições.

Compartilhe esta matéria