O empresário Leonil Longhi, da Farmatotal de São José dos Pinhais, foi um dos homenageados na décima edição do prêmio Guerreiro do Comércio, entregue na última sexta-feira (24), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). A cerimônia, realizada na Expo Unimed Curitiba, foi prestigiada pelo presidente, Edenir Zandoná Júnior, e diretores do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Paraná (Sindifarma-PR). Para Longhi, é um orgulho participar do prêmio, que representa, na sua opinião, um trabalho sério e honesto, que também atribui à família.

De acordo com a Fecomércio, foram homenageados neste ano 49 empresários de sucesso, além do diretor-presidente da Corujão Automóveis, Helmuth Altheim, e do comandante da 5ª Divisão do Exército, general de Divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonel, que receberam a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”.

O prêmio foi criado em 2006 e já foi entregue a 543 empresários filiados à federação, conforme critérios de tempo de mercado, projeção, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial, com destaque para os empresários que geram oportunidades de trabalho e colaboram com o desenvolvimento do estado. Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, os empresários homenageados são guerreiros extraordinários e representam toda a classe que está em luta diária. “Vamos nos manter unidos para atravessar esse tempo difícil. Vamos continuar fazendo nossa parte, abrindo nossas lojas, evitando demissões. Não vamos esmorecer”, afirmou.

Entre as autoridades que estiveram presentes na solenidade, o deputado estadual Guto Silva; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Gina Paladino, representando a prefeita de Curitiba em exercício, Mirian Gonçalves; o coronel aviador e comandante do Cindacta II, José Vagner Vital; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; o presidente da Fecomércio Alagoas, Wilton Malta de Almeida; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio de Abreu; o diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; o presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo; o presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli, representando o G7; o vice-presidente da FIEP, Helio Bampi; o vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e presidente do Sindilojas de Curitiba e Região, Ari Faria Bittencourt; o cônsul da república Argentina, Hector Gustavo Viavacqua; o presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior; o presidente em exercício da ACP, Glaucio José Geara; a presidente da Abrasel PR, Julcy Mara Rink; o chefe da assessoria da CNC ao Poder Legislativo, Roberto Veloso; o major QOBM do Corpo de Bombeiros, Edson Manassés, representando o comandante, coronel Joceli Simiano Junior, além de presidentes de sindicatos, empresários e outras autoridades.

Com informações da Fecomércio-PR