Em 2014, foram realizados 27.781 ciclos de fertilização in vitro no Brasil. Além disso, houve o congelamento de 47.812 embriões e a transferência de mais de 60 mil embriões nas técnicas de Reprodução Humana Assistida. Os dados constam do 8º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), publicado pela Anvisa nesta segunda-feira (04/05).

Além desse levantamento, a edição do SisEmbrio também descreve a avaliação de indicadores de qualidade para os Bancos de Células e Tecidos Germinativos, mais conhecidos como Clínicas de Reprodução Humana Assistida. As informações são importantes para verificar a padronização dos processos e refletem a qualidade do laboratório e da manipulação de materiais e equipamentos, bem como ambiente favorável aos procedimentos.

A 8ª edição do Relatório permite uma análise comparativa dos dados apresentados ao longo dos anos e revela a estabilidade dos indicadores, desde o inicio do monitoramento feito pela Anvisa. Esses indicadores tem sido utilizado pela Agência, em conjunto com as vigilâncias sanitárias de estados e municípios, para direcionar ações de inspeção sanitária nos Bancos.
O relatório permite, ainda, que a população tenha acesso, a partir do nome fantasia do estabelecimento, a todos os dados divulgados, garantindo a transparência das informações.

Fonte – Anvisa

Compartilhe esta matéria