Trabalhar bem essa categoria é conseguir retirá-la de trás do balcão para a área de vendas. Apesar de em farmácias de grandes redes os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) já estarem arrumados do lado de fora dos balcões, o correto posicionamento e de seus subgrupos é que determina o sucesso.

Para a passagem da parte interna (atrás do balcão) para a externa (gôndolas laterais), deve ser feito um estudo levando em consideração a curva ABC, por subgrupo, de forma a compor um sortimento adequado que atenda às necessidades dos clientes e exclua aqueles que não têm giro na farmácia.

Os produtos devem ser agrupados por indicação e separados nos subgrupos para definir seu espaço e colocação nas gôndolas. Sua arrumação segue a ordem decrescente de saída, por subgrupo, fazendo, portanto, com que os de maior giro apareçam sempre mais bem colocados que os de menos saída.

Os subgrupos mais comumente usados são os a seguir, mas sua arrumação vai depender do espaço físico que se tem na área de vendas:

 

• Dor, analgésicos e febre.
• Gripes e resfriados.
• Gastrointestinais.
• Vitaminas, minerais e suplementos.

 

O local ideal para a arrumação é nas gôndolas laterais, próximo ao balcão de medicamentos, pois assim permite que os clientes possam pedir ajuda dos balconistas ou estes os possam ajudar quando os veem indecisos.

Fonte – Market Farma

 

Compartilhe esta matéria