Após comunicado de recolhimento voluntário feito pela empresa Evolabis Produtos Farmacêuticos Ltda., a Anvisa determinou a suspensão de alguns lotes do medicamento Evoterin (cloridrato de irinotecano tri-hidratado) nas apresentações de 40 mg (20 mg/ml sol inj ct fa vd amb x 2 ml) e 100mg (20 mg/ml sol inj ct fa vd amb x 5 ml).

A empresa informou que recebeu reclamações envolvendo a presença de precipitados nos frascos de 40 mg e de 100 mg do medicamento.

A determinação vale para os lotes descritos na tabela abaixo, distribuídos a partir de dezembro de 2013, até junho de 2015 fabricados por Fármaco Uruguayo S.A.

PRODUTO LOTE VALIDADE
EVOTERIN 100 MG 25054 NOV-15
25055 NOV-15
25057 FEB -16
25058 FEB -16
25059 APR -16
25060 APR -16
25061 MAY -16
25062 MAY -16
25063 MAY -16
25064 MAY -16
25065 MAY -16
25066 MAY -16
25067 JUN -16
25068 JUN -16

EVOTERIN 40 MG 26028 DEC – 15
26029 FEB -16
26030 MAY -16
26032 JUL – 16

Além de suspender a distribuição, comercialização e uso dos lotes citados a Anvisa decidiu também que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida tomada pela Anvisa está na Reso5lução 2.476/2015 publicada nesta quarta-feira (2/9) no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte – Anvisa