Os profissionais farmacêuticos que integram a equipe da Farmácia do Paraná na 2ª Regional de Saúde ¨C Metropolitana receberam quinta-feira (21) uma certificação inédita para as farmácias do Estado. O certificado foi resultado da Capacitação em Clínica Farmacêutica, ofertada pelo Ministério da Saúde.

“Esses profissionais e o trabalho realizado aqui serão referência não só no Estado, mas em todo o país. Essa é uma das primeiras turmas formadas pelo programa que visa qualificar o atendimento oferecido dentro das farmácias públicas”, diz o assessor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Orlando Mário Soeiro.

Com a nova certificação, os profissionais estão capacitados a atender os pacientes nos chamados consultórios farmacêuticos. O espaço serve para atender os usuários da farmácia e repassar orientações quanto à administração do medicamento, possíveis reações adversas e interações medicamentosas, que podem prejudicar o tratamento.

Além disso, o farmacêutico avalia se o tratamento está alcançando os resultados esperados e faz contato com o médico ou outro profissional de saúde caso detecte algum problema ou seja necessário alguma mudança no tratamento.

“Hoje, aqui na Farmácia, buscamos ver o paciente em sua integralidade e não apenas verificar o medicamento que é retirado. Cuidar do paciente em rede, de maneira integrada com o serviço de saúde, garante uma maior efetividade do tratamento e ajuda na qualidade de vida deles”, diz a farmacêutica certificada, Fabiane Mateus Siqueira.

A experiência de sucesso do novo modelo de atendimento na Farmácia da 2ª RS vai ser implantada em todas as unidades estaduais do programa Farmácia do Paraná. “Nosso objetivo agora é levar o modelo para as farmácias das 22 Regionais de Saúde. E são esses profissionais certificados hoje que serão os multiplicadores desse trabalho para o restante do Estado”, planeja a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria estadual da Saúde, Deise Pontarolli.

Fonte – Agência de Notícias do Paraná

Compartilhe esta matéria