Empresários do comércio varejista de produtos farmacêuticos do Paraná foram homenageados nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, em sessão solene alusiva ao Dia do Comerciante e ao Dia do Patrono do Comércio Paranaense, Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, comemorados em 16 de julho.

No evento, proposto pelos deputados Ney Leprevost (PSD) e Guto Silva (PSD), foram entregues menções honrosas pela contribuição ao comércio e a geração de empregos no Estado. Entre os agraciados estavam o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Paraná (Sindifaram-PR), Edenir Zandoná Júnior; o vice-presidente, Rodinei Nogueira, e os diretores Ricardo Cézar Colauto, Robinson Borges, José Maria Coelho Rodrigues, Ronaldo Sérgio Colauto, Derli Antonio Brambilla e Airton de Oliveira, além de Natanael Luciano Ribeiro, também representando o segmento.

Ainda foram homenageados Darci Piana e Antonio Miguel Espolador Neto, presidentes do Sistema Fecomércio e da Associação Comercial do Paraná, respectivamente, e outros cerca de 70 empresários filiados à Federação.

28002906820_316c81547a_h
Em seu discurso, Ney Leprevost lembrou a importância do setor para o desenvolvimento da economia do Estado e louvou os esforços para a superação das dificuldades atualmente enfrentadas pelo país, buscando saídas e prospectando oportunidades em meio à crise. Na mesma linha e sob a inspiração da figura emblemática do Barão do Serro Azul, Guto Silva observou que os segmentos produtivos do Estado não se curvam diante dos desafios. Debatem, propõem sugestões, acolhem soluções criativas e inovadoras e colaboram para que o Paraná retome seu ritmo normal de crescimento.

Darci Piana falou em nome dos indicados e destacou a importância do Dia do Comerciante para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, lembrando da homenagem aos empresários do comércio que a entidade fará no dia 22 deste mês, durante o Prêmio Guerreiro do Comércio (Leia aqui). “Quero agradecer em nome de todos os comerciantes, prestadores de serviço, envolvidos com o turismo, que são empresários que representamos, por essa homenagem especial. Todas as 540 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo do estado estão aqui representadas neste momento e nós só temos a agradecer por esta honraria”, pontuou.

28205868301_ae079d4338_h

Prestigiaram a sessão solene o líder do Governo no Legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), João Jacob Mehl, entre outras autoridades e empresários.

Patrono estadual

Indefonso Pereira Correio, o Barão do Serro Azul, nasceu em Paranaguá em 6 de agosto de 1849, tornando-se o maior exportador de erva-mate do Paraná no século XIX, além de se destacar como importante figura política e empresarial, inclusive como líder abolicionista. Em 1º de julho de 1890, participou da fundação da Associação Comercial do Paraná e tornou-se seu primeiro presidente.

Dia do Comerciante

O Dia do Comerciante ou Dia do Empresário do Comércio é um reconhecimento estabelecido pela Lei federal nº 2048, de 26 de outubro de 1953, tomando por base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, patrono do comércio brasileiro. Baiano de Salvador, ele foi economista por formação acadêmica, deputado, senador e secretário da Fazenda Real, responsável pela obtenção de leis que beneficiaram o iniciante comércio brasileiro, na época totalmente dependente de Portugal.

Com informações da Fecomércio e Assembleia Legislativa do Paraná.
Fotos – Ivo José de Lima – Fecomércio