A edição 2016 da Expo Pharma acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, no Hotel Windsor Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Além da feira, com dezenas de expositores, este ano incluindo o inovador segmento de tecnologia, o evento abrigará o Congresso do Varejo Farmacêutico, totalmente voltado para a capacitação e atualização de empresários, gestores, farmacêuticos e demais atores do setor. A grade de palestras já foi traçada e, aos poucos, alguns dos maiores especialistas nos temas a serem abordados estão sendo convidados.

Na grade tecnológica, que também ocupa lugar privilegiado no Congresso, entre as presenças já confirmadas, está o presidente da AFRAC – Associação Brasileira de Automação para o Comércio, Araquen Pagotto, que presidirá o “Painel de Tecnologia”, mostrando como os avanços tecnológicos podem mudar o que conhecemos hoje por atendimento em farmácias e drogarias. Outro palestrante da área será o diretor executivo da Abradisti – Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação, Mariano Gordinho, que apresentará soluções para a cadeia produtiva do segmento com o tema “Saúde e Tecnologia”. E ainda o presidente da ABRID – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital, Célio Ribeiro, que abordará o tema “Tecnologia – um importante remédio para o setor farmacêutico”. O objetivo destes palestrantes será mostrar que o varejo farmacêutico está pronto para a inovação e o quanto esse investimento resultará em mudanças positivas, tanto no lidar com o público quanto no sucesso dos negócios.

Saúde sempre em primeiro lugar

A máxima da saúde em primeiro lugar, claro, não foi esquecida na programação do Congresso do Varejo Farmacêutico. Ela será debatida durante o evento com a participação do médico infectologista Edimilson Migowski, que é presidente do Instituto Vital Brazil. Ele presidirá o Congresso e vai palestrar sobre o tema “Vacinas x Farmácia: um possível canal de venda”.

As vacinas também serão assunto da palestra vice-diretor do Instituto de Pediatria da UFRJ e especialista em Direito Sanitário, Bruno Leite Moreira. Ele tratará dos aspectos legais e técnicos da oferta deste nicho de produtos no varejo farma.

A abertura de novas frentes contará também com a apresentação dos dermocosméticos e nutracêuticos como uma oportunidade de venda. O diretor comercial e demanda na Dermage Skincare e especialista em PDV varejo, Marcelo Fernandes traçará um panorama deste mercado e oportunidades de venda.

Outro nome que já marcou sua presença foi o médico João Massud Filho, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF) e que defenderá “O Uso racional da terapia medicamentosa: do médico ao farmacêutico”. A integração entre médicos e farmácias será abordada também por Omar Lupi, membro da Academia Nacional de Medicina e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em sua palestra ele discorrerá sobre as “Oportunidades de Parcerias entre Sociedades Médicas, Indústria Farmacêutica e Drogarias”.

E projetando as oportunidades e desafios atuais e futuros do mercado farmacêutico brasileiros entre 2016 e 2021, estará presente o diretor executivo do Instituto Close-Up International, Paulo Paiva. Ele tomará por base a importância da cadeia de distribuição e varejo como geradores de acesso e respostas à promoção médica.

A programação completa do Congresso do Varejo Farmacêutico será divulgada em breve.

Fonte – ABCFarma

Compartilhe esta matéria