A Anvisa publicou nesta segunda-feira (21/12) dois registros de genéricos inéditos para o mercado brasileiro. Com o isso o ano de 2015 foi aquele em que a Anvisa mais aprovou genéricos inéditos desde 2006. De janeiro a dezembro deste ano, foram 35 inéditos registrados pela Agência.

O número é uma referência importante para melhorar o acesso à medicamentos no Brasil. Isso porque a chegada do genérico inédito cria uma concorrência real em segmentos onde antes não havia disputa de mercado. Além disso, o genérico entre no mercado com um preço 35% menor que o valor do medicamento de referência, puxando os preços para baixo.

Os genéricos aprovados nesta segunda-feira são o Trometamol Fosfomicina e o Gel Testosterona. O Trometamol Fosfomicina, na forma farmacêutica granulado, é indicado para o tratamento de curta duração de infecções bacterianas não-complicadas das vias urinárias baixas, síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite não específica e infecção urinária pós-operatória. Já o Gel Testosterona é indicado na terapia de reposição do hormônio no hipogonadismo masculino, quando a deficiência hormonal for confirmada pelo médico.

Fonte – Anvisa

Compartilhe esta matéria