Estão abertas as inscrições para o Seminário Sobre Internalização de Métodos Alternativos ao Uso de Animais. O evento será realizado no próximo dia 16 de setembro no auditório da Agência, em Brasília, das 8h às 17h30.

A ficha de inscrição deverá ser encaminhada para o e-mailsima@anvisa.gov.br. Serão oferecidas 100 vagas, preenchidas conforme área de atuação do interessado e em ordem de recebimento do pedido.

Este seminário tem como objetivo apresentar aos técnicos e aos gestores do setor regulado e demais interessados a situação dos métodos alternativos ao uso de animais, de modo a esclarecer as vantagens e as limitações destes testes ‘’in vitro’’, ‘’in chemico’’ e ‘’in silico’’ nas petições de registro e de anuência em ensaios clínicos submetidos à Agência.

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) define, através da Resolução Normativa nº 17, de 3 de julho de 2014, o reconhecimento de métodos alternativos ao uso de animais em atividades de pesquisa no Brasil.

A internalização dos métodos alternativos, de forma consciente e embasada em conhecimento técnico-científico, proporcionará uma melhor compreensão da legislação em vigor, para entender o processo de validação dos métodos alternativos e assim contribuir para minimização do uso de animais.

Fonte – Anvisa