O ambiente de testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) foi desabilitado em caráter definitivo. A medida tem por objetivo reduzir alguns riscos de segurança para o usuário.

O ambiente foi disponibilizado com o objetivo de facilitar as validações de arquivos gerados pelos sistemas das farmácias e drogarias. Apesar da desativação, as regras de validação e da estrutura dos arquivos XML (eXtensible Markup Language) podem ser acessadas no Portal do SNGPC. Desse modo, os desenvolvedores podem utilizar outras ferramentas para confirmar se o arquivo XML gerado está de acordo com os padrões do SNGPC, tornando desnecessário o ambiente de testes. Há ferramentas disponíveis para isso que podem ser encontradas na Internet.

Caso a documentação disponibilizada não esteja clara, os desenvolvedores podem enviar sugestões de melhoria, para que a área de Tecnologia de Informação da Anvisa atualize esses artefatos.

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados

O SNGPC é um instrumento informatizado para captura e tratamento de dados sobre produção, comércio e uso de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial. Estes produtos estão descritos na Portaria SVS/MS nº 344, de 1998, e em suas atualizações.

O Sistema tem dentre seus objetivos monitorar a dispensação de medicamentos e substâncias entorpecentes e psicotrópicas, permitir o monitoramento de hábitos de prescrição e dinamizar as ações da vigilância sanitária.

Acesse o SNGPC

Fonte – Anvisa

Compartilhe esta matéria