Estão abertas as inscrições para o workshop sobre equivalência de extratos vegetais. O evento ocorrerá no dia 29 de setembro, no auditório da Anvisa, em Brasília. O encontro é promovido pela Agência em conjunto com a Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (Sobrafito).

O objetivo do workshop é discutir os critérios utilizados para comparabilidade entre extratos vegetais. Especialistas nacionais e internacionais participarão dos debates, dentre eles, o chefe da unidade de produtos naturais da agência alemã, a BfArM.

As discussões e análises realizadas durante o encontro vão embasar a publicação de um guia da Anvisa sobre critérios de equivalência desses extratos.

As inscrições podem ser feitas no site da Sobrafito. O evento será transmitido, em tempo real, no endereço http://datasus.saude.gov.br/index.php/multimidia (somente Internet Explorer).

Confira a programação:

08h30 às 09h00 – Abertura: Diretoria Anvisa

09h00 às 10h00 – Categorias dos extratos vegetais no Modelo Europeu Exigências referentes à qualidade de Produtos Fitoterápicos Dr. Klaus Reh (Chefe da Unidade de Produtos Medicinais e Tradicionais Fitoterápicos – BfArM)

10h00 às 10h30 – Coffee Break

10h30 às 12h00 – Importância dos critérios para Equivalência de Extratos Fatores que impactam a Equivalência de Extratos Dr. Klaus Reh (Chefe da Unidade de Produtos Medicinais e Tradicionais Fitoterápicos – BfArM)

12h00 às 12h30 – Técnicas analíticas: perspectivas atuais e futuras no Brasil / Dr. Norberto Peporine Lopes (Prof. Titular da FCF-USP-Ribeirão Preto)

12h30 às 14h00 – Almoço

14h00 às 15h00 – Perfis cromatográficos e variabilidade permitida – exemplos práticos / Dr. Klaus Reh (Chefe da Unidade de Produtos Medicinais e Tradicionais Fitoterápicos – BfArM)

15h00 às 15h40 – Essencialmente os extratos vegetais podem ser similares? Uma perspectiva do Controle de Qualidade / Dr. Roberto Pace (Diretor de Controle de Qualidade-Indena)

15h40 às 16h20 – Requisitos regulatórios de documentação em caso de mudança do fabricante do extrato vegetal / Dr. Hartwig Sievers (Chefe da Unidade de Serviços Científicos – PhytoLab GmbH & Co. KG)

16h20 às 17h00 – Perguntas, Discussão e Encerramento

Fonte – Anvisa

Compartilhe esta matéria