Pesquisas apontam que 61% dos brasileiros consideram a aparência física como fator mais importante para o sucesso. O Brasil é considerado um dos maiores em crescimento de vendas de cosméticos do mundo, e deve crescer de modo expressivo nos próximos anos.

As farmácias são a primeira escolha do consumidor na hora de comprar produtos de higiene e beleza, e se tratando de dermocosméticos a farmácia é o estabelecimento que melhor atende o consumidor que busca uma consultoria personalizada para comprar o produto mais adequado a sua necessidade.

Os dermocosméticos diferem dos cosméticos por conter ativos farmacológicos que agem nas partes mais profundas da pele, produzindo melhora de dentro para fora. Portanto, seu efeito na pele é mais profundo e consequentemente traz melhores resultados. Já os cosméticos convencionais em geral agem de forma superficialmente.

Estes produtos apresentam um valor agregado maior e margens mais confortáveis, além de proporcionar uma melhora na autoestima e aparência física. Mas, as farmácias precisam contar com profissionais capacitados e treinados para oferecer o produto no momento e para o cliente certo.

Veja seis dicas importantes para melhorar a venda de dermocosméticos:

  1. CONHEÇA SEU PRODUTO: o vendedor perde a credibilidade e a possibilidade da venda quando um cliente faz perguntas que ele não sabe responder. Ganha-se pontos quando o atendimento é realizado por alguém capacitado, que consiga oferecer uma consultoria mostrando quais os cosméticos apropriados para cada tipo de pele.
  2. O QUE SEU PRODUTO FAZ? Descrever apenas as qualidades técnicas de um produto não garante a venda. Os consumidores não compram Dermocosméticos pela composição química, mas pela esperança de ficarem com a aparência saudável. Mostre aos clientes os benefícios do produto.
  3. CONHEÇA OS CONCORRENTES DOS PRODUTOS QUE VOCÊ VENDE: O vendedor deve conhecer as vantagens em relação aos outros produtos semelhantes, possíveis concorrentes, e deixar isso bem claro ao cliente. Destaque a originalidade dos seus produtos.
  4. VOCÊ É O SEU MARKETING: O cuidado com a aparência, postura e a maneira como você aborda o cliente são essenciais. O sucesso da venda das consultoras de dermocosméticos está no relacionamento com os clientes e na persuasão.
  5. EQUIPE CAPACITADA/ATENDIMENTO PERSONALIZADO: ter uma loja com um vendedor que entende de estética, Dermocosméticos e maquiagem, é um grande diferencial competitivo. Faça cursos nessas áreas e esteja preparado.
  6. ORGANIZAR OS PRODUTOS PARA VENDER MAIS: Separe os produtos por gênero: feminino, masculino e infantil E dentro dessas divisões os tipos de cada produto. Lembre-se de caprichar na vitrine!

Fonte – SincofarmaSP

Compartilhe esta matéria